Curso de Produção de Conservas de Frutas é realizado no Assentamento Florestan Fernandes

Por Emerson Souza Miler

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO), realizou o Curso de Produção Artesanal de Conservas de Frutas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT).

O Secretário de Agricultura, Vagner Meira, destacou que o objetivo do curso é fomentar o beneficiamento da produção de frutas cultivadas no município, aplicando as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos e que atendam à legislação higiênico-sanitária, promovendo a agregação de valores e a geração de renda para a Agricultura Familiar.

O curso ocorreu entre os dias 16 a 19 de novembro no Sítio Margarida Alves, no Assentamento Florestan Fernandes, com uma carga horária de 32 horas, com aulas teóricas e práticas.

O curso foi ministrado pela instrutora do SENAR/MT, a Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos Larine Gonçalves de Souza. Foram capacitadas pelo curso 12 mulheres.

O conteúdo programático do curso abordou temas, como: Legislação, Qualidade dos alimentos (matéria-prima), Higienização e Esterilização, Equipamentos e utensílios, Acondicionamento, Armazenamento e noções de Gestão (administração, comercialização e marketing).

Durante o curso foram produzidos: compotas, geleias, licores, doces de barras, doces em pasta e doces cristalizados, utilizadas frutas como acerola, mamão, laranja, goiaba, manga, abóbora, etc. A organização do curso, contou com o apoio do Sindicato Rural do município.

Vagner Meira, que esteve pressente no encerramento do curso, solicitou que o grupo de participantes se unam para pôr em prática os conhecimentos do curso, e que auxiliará na elaboração e implantação de uma agroindústria multifuncional, para que os cursos passem a gerar renda e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.